Ponto

Fonte: eViterbo
Revisão em 15h25min de 29 de janeiro de 2018 por Morujao (discussão | contribs) (Criou a página com "Ponto, na óptica, dióptrica e perspectiva. Ponto principal é uma linha considerada da pessoa que olha ao objecto e este ponto de vista é o que no painel se acha cruzado...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Ponto, na óptica, dióptrica e perspectiva. Ponto principal é uma linha considerada da pessoa que olha ao objecto e este ponto de vista é o que no painel se acha cruzado com o raio principal. Pontos de distância são os dois pontos da linha horizontal, igualmente afastados de uma e outra parte do ponto principal, e é a longitude que vai da pessoa até ao objecto. O ponto acidental de uma linha recta é um ponto do painel ao lugar em que o cruza uma linha recta que corre paralela do olho à linha proposta. Todas as linhas paralelas umas das outras e não ao painel tem o mesmo ponto acidental e as que estão paralelas ao painel, não tem ponto acidental. O ponto do concurso é aquele ao qual os raios visuais reciprocamente inclinados e suficientemente prolongados se juntam e se unem no meio. O ponto da reflexão é aquele em que o raio da incidência topa na superfície do espelho e onde se faz a reflexão; também lhe chamam ponta da incidência. Ponto da refracção é o em que se faz a refracção, etc[1].

(...) Ponto também se diz dos sinais divididos uns dos outros no pau, com que os sapateiros tomam a medida dos sapatos; fulano calça tantos pontos, etc. Ponto se chama o furo dos estribos, levantar ou baixar os estribos de um ponto de dois pontos, etc.

Ponto de costura. Ponto real é o que não tem avesso nem direito. Ponto de espiga é o que fica em cruz. Ponto de cadeia, é de pontos encadeados. Ponto de nós fica em nosinhos. Ponto aberto fica em arcos. Ponto jardim é o de que se faz o ponto de Veneza de voltas bordadas. Ponto adiante é quando se deixam três fios de pano e se tomam três. Ponto atrás se faz tomando dois fios de pano para diante e outros dois para trás. Destes pontos se fazem todas as boas costuras.

(...)

(Termo de lapidário) ponto nos diamantes é um argueirosinho que, se a pedra é boa, por pequeno que seja, basta para responder a todas as facetas do lavrado. Não sei que tenha palavra própria latina; eu lhe chamara naevulus, i. masc. Aul. Gelio usou deste diminutivo[2].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo VI: P), 602.
  2. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo VI: P), 604.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo VI: Letra O-P. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.