Afonso Gomes

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Afonso Gomes
Outras Grafias EQUAL
Morte c. 1513
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Pintor em Lisboa, morador no Poço do Chão e casado com Isabel Gomes. Era escudeiro e pintor de D. João II, que a 8 de agosto de 1458 lhe fez mercê de uma tença anual de 5000 rs, mercê esta confirmada a 28 de fevereiro de 1497, por D. Manuel I, de quem também foi pintor.

Figura como testemunha em contratos de 8 de julho de 1496 e de 9 de agosto de 1498 .

A 10 de abril de 1508, D. Manuel I quitava-o de uma fiança a que era obrigado por um João Leitão de Setúbal.

Em 1513 já era falecido pois neste ano, a 9 de abril, a sua viúva renunciava a um emprazamento de uma vinha no sítio da Lagoa, Almada[1][2].

Carreira

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 78 e 180.
  2. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (2ª série), 49.

Bibliografia e Fontes

  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1906 (2ª série).

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo