Afonso Rodrigues (2)

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Afonso Rodrigues
Outras Grafias EQUAL

Biografia

Dados biográficos

Carreira

Carpinteiro em Lisboa, feito perito num instrumento de escambo de umas casas que o Dr. Mestre Fernando, físico do Marquês de Vila Real, fez com outras do rei[1].

Sobre o Mestre Fernando, físico do Marquês de Vila Real: "Sousa Viterbo e, depois, Braancamp Freire conseguiram identificar Mestre Fernando. Era cristão-novo, físico do Marquês de Vila Real, primo de D. Manuel, com honras de físico e morador em Lisboa. Foi examinado em 1494 pelo dr. Mestre Rodrigo, que lhe deu carta de licença, confirmada em 1498. depois de aprovado pelo dr. Mestre António de Lucena, físico-mór. Obteve depois análoga carta para cirurgia livrada por Mestre Gil, físico e cirurgião-mór. Em Dezembro de 1501, conseguiu carta de cidadão de Lisboa com isenção das tintas lançadas aos cristãos novos; e em Dezembro de 1507 foi intitulado doutor e mestre, com os privilégios, liberdades e mercês de que gosavam os Físicos da Casa Real"[2].

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 314
  2. Os médicos no teatro vicentino

Bibliografia e Fontes

  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol II. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo