Albano da Silva Almeida

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Albano da Silva Almeida
Nome completo Albano da Silva Almeida
Outras Grafias valor desconhecido
Pai valor desconhecido
Mãe valor desconhecido
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento valor desconhecido
Morte valor desconhecido
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido


Biografia

Dados biográficos

Albano da Silva Almeida nasceu a 26 de Junho de 1882, em Prozelo, Amares, Braga. Tinha instrução primária. [1]
.

Carreira

Tomou posse na Direcção de Obras Públicas de Moçambique em Agosto de 1905. Trabalhou no distrito de Moçambique na sub-secção de Gaza e em Lourenço Marques, como olheiro e como apontador. Foi no cargo de apontador que em 1911, e por proposta da Inspecção de Obras Públicas, passou a acumular o trabalho nas Obras Públicas com trabalho nos Caminhos de ferro de Gaza. Descrito como um bom empregado, que fazia o seu trabalho com dedicação, recebeu um louvor (PP. 411 de 27 de Março de 1916) por ter auxiliado o Arquitecto na execução dos trabalhos de adaptação dos armazéns gerais do pantano e casernas. Em 1917 foi mandado para Tete encarregue do estudo, construção e conservação das estradas do distrito. Em 1921 é promovido a conductor de obras públicas de 2ª classe do quadro permanente das colónias e colocado no distrito de Moçambique. Em 1923 volta a servir em Tete e pde para ser promovido a conductor de 1ª classe, promoção que só chegou em 1926, quando foi colocado na Direcção de Obras Públicas da Guiné. Destacado na Companhia de Moçambique, nunca chega a tomar posse na Guiné mas só em 1928 essa colocação foi anulada passando no mês de Julho desse ano a Conductor de 1ª classe de Moçambique. Reforma-se a 21 de Novembro de 1928, regressando à metropole em Janeiro do ano seguinte.

Outras informações

Obras

Notas

  1. Processo individual. Albano da Silva Almeida.

Fontes

Processo individual. Albano da Silva Almeida. N. Ordem 773/1, 1D, SEMU_MU, DGAPC, mç. 1897_1932, Obras Públicas e Agrimensura - Proco. Indiv- letras: A. Moçambique, AHU.

Bibliografia

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Alice Santiago Faria

"Construindo o Império Português no século XIX. Obras Públicas através do Oceano Indico e do mar da China (1869-1926)", CHAM, FCSH/NOVA.
Financiamento: FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, Fundos Nacionais do Ministério da Educação e Ciência
Referência: SFRH/BPD/76090/2011

DOI

Citar este artigo