André Fernandes (2)

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


André Fernandes (2)
Outras Grafias EQUAL
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Carreira

Mestre de pedraria da fortaleza de Chaul. Entre 3 e 7 de março de 1531 foram-lhe dadas várias obras na fortaleza de Chaul, por ordem de Nuno da Cunha, governador da Índia. A empreitada consistia na construção de um lanço da muralha desde a torre do alcaide-mor até ao esteiro para além da casa da pólvora, um baluarte e um cubelo redondo no canto da fortaleza. Depois disso foi mandado levantar o baluarte e o cubelo da fortaleza.

Em março 1532 recebeu 6034 pardaus e quatro tangas de pagamento pelo baluarte e muro que fez, e é designado como mestre das obras do feitor Pedro Vaz. A obra foi avaliada a 22 de fevereiro de 1533. Em fevereiro de 1539 recebeu 6634 pardaus e quatro tangas que lhe estavam a dever dessas obras[1].

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 299-302

Bibliografia e Fontes

  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol III. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1922.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo