António Luís Tavares

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


António Luís Tavares
Nome completo António Luís Tavares
Outras Grafias valor desconhecido
Pai valor desconhecido
Mãe valor desconhecido
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento valor desconhecido
Morte valor desconhecido
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido


Biografia

Dados biográficos

Carreira

Outras informações

Obras

No Arquivo Histórico do Exército, no Rio de Janeiro, constam os seguintes mapas de sua autoria:

Mapa do Rio Tucantins, que o Illmo e Exmo Snr José de Almeida de Vasconcelos de Sobral e Carvalho Governador e Capitão General da Capitania de Goiás mandou navegar do Porto do Arraial do Pontal, onde o dito Senhor se achava em 1 de Agosto de 1773, até a cidade de S. Maria de Belém do Gram Pará por Antonio Luis Tavares, que com as instruções que S. Excelência lhe deu,o carteou na forma que mostra este mapa, acertado com o roteiro que o mesmo Antonio Luís entregou a Sua Excia quando daquela cidade chegou a esta capital, Vila Boa e por ele se vê, que do dito Porto à sobredita cidade, são na melhor estimação 231legoas e ¾. copiado pelo Cap. João Pedro de Gusmão e Vasconcellos Muniz em 1853. Colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, com nota explicativa, com rosa dos ventos, escala em léguas, papel canson telado, bom estado, medindo 40,5cm x 98cm[1].

Mapa do Rio Tucantins, que o Illmo e Exmo Snr Jose de Almeida de Vasconcelos de Sobral e Carvalho, Governador e Capitão General da capitania de Goyas, mandou navegar do porto do Arrayal do Pontal, onde o dito Snr se achava em 7 de Agosto de 1773 athé a Cidade de S. Maria de Belém do Gram Para, por  Antônio Luis Tavares, que com as instruções que S. Exª lhe deu, o carteou na forma que mostra este Mapa; asertado com o Roteiro que o mesmo Antonio Luis entregou a S. Exa. quando daquela cidade chegou a esta capital Villa Boa e por elle se vê , que do Porto a sobredita cidade, são na melhor estimação 231 legoas e ¾. Colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, com rosa dos ventos, escala em léguas, papel canson telado, 42,5cm x 99,5cm[2].

Mapa do Rio dos Tocantins desde o Pontal do Porto do Arraial  até a Cidade de Santa Maria de Bellem do Grão Pará. Levantado em 1773 por Antonio Luis Tavares. (cópia). Colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, com rosa dos ventos, escala em léguas, papel canson telado, 39cm x 103cm[3].

Mapa do Rio dos Tocantins desde o Pontal do Porto do Arraial  até a Cidade de Santa Maria de Bellem do Grão Pará Levantado por Antonio Luis Tavares, em 1773. Copiado no Archivo Militar em 1867,por Lauriano José Martins Penha. Colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, com nota explicativa, com seta norte, escala em léguas, papel canson telado, 41,5cm x 103cm[4].

Notas

  1. Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx). Cota: AHE 06.52.2084
  2. Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx). Cota: AHE 11.02.2270
  3. Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx). Cota: AHE 10.05.2193
  4. Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx). Cota: AHE 10.052215

Fontes

Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx)

Bibliografia

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo