António Rodrigues Montesinho

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


António Rodrigues Montesinho
Nome completo António Rodrigues Montesinho
Outras Grafias António Roiz Montezinho
Pai valor desconhecido
Mãe valor desconhecido
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento valor desconhecido
Morte valor desconhecido
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido
Postos
Posto 2º Tenente
Arma Artilharia

Posto Ajudante com exercício de Engenheiro
Data Início: 29 de outubro de 1784
Actividade
Actividade Desenho cartográfico
Data Início: 1791
Fim: 1792
Local de Actividade São Paulo, Brasil


Biografia

Dados biográficos

Carreira

António Rodrigues Montesinho era segundo tenente de bombeiros do regimento de artilharia da praça do Rio de Janeiro.

Foi confirmado no posto de ajudante engenheiro a 29 de outubro de 1784[1]

Era ajudante de João da Costa Ferreira[2].

Outras informações

Obras

Mapa Corografico da Capitania de S. Paulo que por ordem do... Senhor Bernardo José de Lorena, Gor... da mesma Capitania, levantou o Ajudante Engenheiro António Roiz Montezinho, conforme suas observações feitas em 1791 e 1792.

Carta corografia e hidrografica de toda a costa do mar da capitania de S. Paulo, levantada e configurada pelo Coronel do Real Corpo de Engenheiros João da Costa Ferreira desde o Rio Sahi extrema da capitania da parte do Sul the a ponta da Enceada da Bertioga, e da dita ponta the a extrema da parte do Norte pelo seu Ajudante Antonio Rodrigues Montezinho, tudo baixo dos pontos de longitude e Latitude calculados pelo Astronomo de S. Alteza Real Francisco de Oliveira Barboza, e riscada pelo segundo Tenente do mesmo Real Corpo Rofino Jozé Felizardo e Costa. Na mesma Carta vão os Mapas das Observações Astronomicas que se fizerão nesta Capitania desde o ano 1789 e o das madeiras de ley que se achão nos Rios reservaods para os cortes reais; suas navegações, tanto de summacas como de canoas, o numero de estaleiros, aonde se constroem embarcações. 0m,980x1m,492 (Original a aguarela, com assinatura de João da Costa Ferreira)

Notas

  1. Chancelaria de D. Maria I: livro 85, folha 245v (apud Viterbo II 1904, 177). Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Chancelaria Régia (TT). Cota: PT/TT/CHR/V/1/85. Disponível em Arquivo Nacional da Torre do Tombo (PT-TT-CHR-V-1-85_m0258.TIF)
  2. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II, 176-177

Fontes

Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Chancelaria Régia (TT)

Bibliografia

Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol II. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904.


Ligações Externas

Autor(es) do artigo

João Cabeleira

Lab2PT - Universidade do Minho

http://orcid.org/0000-0002-6800-8557

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo