António de Aguiar Coelho

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


António de Aguiar Coelho
Nome completo António de Aguiar Coelho
Outras Grafias valor desconhecido
Pai valor desconhecido
Mãe valor desconhecido
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento valor desconhecido
Morte valor desconhecido
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido
Residência
Residência Portugal
Cargos
Cargo Engenheiro
Data Início: 1707


Biografia

Dados biográficos

Carreira

António de Aguiar Coelho foi nomeado para substituir Luís Francisco Pimentel como sargento-mor engenheiro da capitania de Pernambuco mas a nomeação não se efectiva. Sousa Viterbo remete para a entrada de João de Macedo Corte Real, que foi nomeado para esse cargo em 18 de Fevereiro de 1707, onde escreve que António foi “escusado de ir servir o cargo” por D. João V[1].

Hei por bem fazerlhe merce de o nomear, como por esta nomeo, no posto de sargento maior engenheiro da capitania de Pernambuco, que vagou por faleci-mento de Luis Francisco Pimentel, no qual estava nomeado António de Aguiar Coelho, a que houve por bem escusar de o ir servir, com o qual posto haverá o soldo que lhe tocar[1].

Outras informações

Obras

Notas

  1. 1,0 1,1 Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I, 5

Fontes

Bibliografia

Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol I. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1899.

Ligações Externas


Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo