Arcângelo Foschini

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Arcângelo Foschini
Outras Grafias EQUAL
Pai Francesco Foschini
Filho(s) Pedro Maria Foschini
Nascimento 1771
[[Lisboa]]
Morte 1834 (63 anos)
[[Lisboa]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Filho do pintor italiano Francesco Foschini, que veio para Portugal no século XVIII, possivelmente por ordem do Marquês de Pombal, nasceu em Lisboa em 1771. Teve um filho que se dedicou à escultura chamado Pedro Maria Foschini. Terá morrido em Lisboa a 4 de abril de 1834[1].

Carreira

Em 1819 era Cavaleiro da Ordem de Cristo, mestre de pintura do Infante D. Pedro Carlos e pintor da câmara do rei. Foi mestre de Francisco Bernardes de Carvalho e de Manuel da Conceição.

Foi pintor de História da obra do Real Paço da Ajuda[2].

Outras informações

Foi condecorado com Medalhas de Fidelidade[2].

Obras

  • 1823 - Projecto de pintura alegórica que representa o dia em que D. João VI recuperou o seu trono,para o Palácio da Ajuda.
  • 1829 - Pintura de um painel com a Assunção da Virgem para a boca da tribuna da capela-mor da igreja de Marvila, Santarém[3]
  • Pintura do regresso de D. João VI do Brasil[4]

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (3ª série), 84-85.
  2. 2,0 2,1 Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (3ª série), 70.
  3. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (3ª série), 84.
  4. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (3ª série), 83.

Bibliografia e Fontes

  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série).

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo