Atricurgo

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

ATTRICURGO. Palavra de arquitectura. Deriva-se do grego Atticos que quer dizer coisa da região Ática, cuja cabeça era Atenas, e de Ergon que vale o mesmo que obra e assim obra aticurga vem a ser obra segundo a ordem ática.

Colunas aticurgas são as que têm quatro faces ou lados em distâncias ou intervalos iguais. Hermolau Bárbaro tem para si que esta obra é diferente das da ordem jónica, dórica, toscana e coríntia e que é mais antiga que elas, porém do próprio texto de Vitrúvio argue Balde que a obra atricurga se equivoca com a coríntia. Mas como em semelhantes matérias se deve respeitar a autoridade dos mais antigos, parece que convém estar pelo que diz Plínio que no fim do livro 36 cap. 23, depois de fazer menção de quatro castas de colunas, a saber dóricas, jónicas, toscanas e coríntias, fala nas áticas, ou aticurgas, dizendo Prater has, que sunt, vocantur atticae columnae, quaternis angulis, pari laterum intervallo. Pelo contrário, Vitrúvio, menos antigo que Plínio faz menção só de três géneros de colunas que são as da ordem jónica, dórica e coríntia. É todo este edifício da sacristia triunfado em obra coríntia, dórica, jónica e aticurga. Crónica de Coneg. Regr. liv. 7, 98. 2 part. No dito lugar está atigurga, mas deve ser erro da impressão[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo I: Letra A), 649.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo I: Letra A. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712.