Bala

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Pelouro redondo com que se carregam peças de artilharia e outras armas de fogo.

Bala de mosquete, espingarda, pistola. Glans, dis Fem. Glans plumbea ou Plumbeus globulus, i.

Bala de peça de artilharia. Globus ferreus. Muralis tormenti glans ou pila.

Bala enramada. Vid. Enramado. Na artilharia usa-se de muitos géneros de balas. Balas de cadeia, balas de quatro ramais, balas de pernas, balas de ponta de diamante, etc. Nestes últimos tempos têm-se inventado balas roxas e balas de fogo de que tratam os livros dos engenheiros modernos umas balas que postas sobre grelhas e encendidas levam e metem nas cidades o fogo Glob igmti. Masc. Plur.

Termo de impressor. Instrumento que tem lã por dentro para não molestar a letra e por fora couro de carneiro para receber a tinta que se distribui de uma bala para outra. Pila typographica ou folliculus atramento librario tinctus.

Bala, com que se dá o voto num conselho ou num capítulo de religiosos. Calculus, i. Masc..

Bala de papel. Papyri colligatae fascis, is. Masc. Colligata chartae sarcina, & Fem.

Bala, metafórica. Para mim foi esta nova huma bala, que me deu nos peitos. Hoc montion, tanquam fulmine perculsussum[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo II: B-C), 17.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo II: B-C. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712.