Barra

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search

Definição

Segundo João Peres de Moya no seu Fragmentos Mathematicos é uma entrada de porto que por nenhuma parte se pode entrar e nem sair dele se não por ela. Ou uma entrada de porto em que entre duas terras corre a maré enchente e vazante.

Termo de Armaria: uma peça contrária à que chamma banda, que se lança do alto do ângulo esquerdo à parte direita, que lhe fica oposta e, atravessando o escudo, ocupa a terceira parte dele.

Faixa ou barra representa a vitória da batalha singular de cavaleiro a cavaleiro e quantas forem tantos diremos que são os vencimentos com que se ganharam as armas. Lobo, Corte na Aldeia, Dial. 2, página 45.

Termo de Navio: um pau ou ferro que se se mete num buraco do pé do mastro para o sustentar.

Os paus que se metem no cabrestante em cruz em que se pega para o fazer virar quando se levantam as âncoras ou amarras do fundo.

Também se chamam os quatro paus que sustentam o leito.

Barra da saia: Cinta de pano ou seda. Pega-se no fim da saia junto do debrum. Há barras de diferentes alturas e há saias que têm três ou quatro. Taenia lanea, vel serica tunicae & circunsuta. Podem-se trazer Barras estreitas, debruns, etc. Extravag. 4 parte, 112.

Termo de Estereiro: a tira mais grossa com que se remata o esteirão para que se não desfie. Extremae store & (?), i. Neut.

Barra de ferro. Pedaço de ferro que tem 9 ou 10 palmos de comprido e quatro ou cinco dedos de largo. Ferrea lamina, & Fem.. Também se diz de barra de prata e ouro[1].

Referências Documentais

Outras informações

Obra

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo II: B-C), 52-53.

Fontes

Bibliografia

Bluteau, Rafael, Vocabulário Português e Latino…, 8 vols. e 2 Suplementos. Coimbra: Colégio das Artes da Companhia de Jesus, 1712-1728.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

André Filipe Neto e Maria Teresa Oliveira ; Andreia Fontenete Louro

Financiamento

Fundação Calouste Gulbenkian - Projetos de Investigação em Língua e Cultura Portuguesa 2019, Ref.: 227751.

DOI

Citar este artigo

  • Barra (última modificação: 25/08/2022). eViterbo. Visitado em