Basilisco

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search

A maior das peças de artilharia com balas de 160 libras. Hoje não está em uso.

É mais larga que ganham de bateria e mais curta que colubrina da ordem legítima e comum porque seu comprimento não contém mais de vinte e cinco calibres de sua boca os quais fazem vinte e dois pés geométricos. Tem o seu calibre o diâmetro de cento e dez libras, tira cem de bala com oitenta de pólvora fina. Alcança pela pontaria do roso dos metais mil e quinhentos passos, pela do nível da alma, setecentos e cinquenta e por sua maior elevação oito mil, oitocentos e oitenta. Segundo a proporção da sua forma pesa cento e oitenta e duas livras de metal por libra de peso da bala.

Basilisco. Tormentuon bellicion mais, vulgo Basiliscus. Vinte e três canhões e alguns Basiliscos. Jacinto Freire, Vida de D. João V, 5, p. 150.

Vid. Bombarda.[1].  

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo II: B-C), 60.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo II: B-C. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712.