Cristóvão de Utrecht

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Cristóvão de Utrecht
Outras Grafias EQUAL
Nascimento 1498
[[Utrecht]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Pintor holandês, residia em Lisboa em 1537, quando é mencionado numa denúncia à Inquisição, morando, juntamente com a sua mulher Ana Rodrigues, na Mouraria, freguesia de Santa Justa. É mencionado noutra denúncia, de 1541, mas dizendo respeito ao mesmo ano de 1537 como estando em casa de Pero Rodrigues, carpinteiro de marcenaria morador no adro de S. Cristóvão, intervindo numa questão que este teve com Domingos Carvalho[1].

Em 1566 é novamente mencionado num arrolamento como vinvendo em casas do mosteiro da Graça. Em 1756 o seu prédio ainda existia[2].

Carreira

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (3ª série), 161.
  2. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (3ª série), 162.

Bibliografia e Fontes

  • Guarienti, Pietro, orlandi, Pellegrino Antonio, Abecedario pittorico. Di nuove notizie accresciuto da Pietro Guarienti. 1753.
  • Machado, Cirilo Volkmar, Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI. Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
  • Pereira, Fernando António Baptista, "Imagens e Histórias de Devoção. Espaço, Tempo e Narrativa na Pintura Portuguesa do Renascimento (1450-1550)." Tese de Doutoramento. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2001.
  • Sousa, António Dâmaso Castro, Descripção do Real Mosteiro de Belem. com a noticia da sua fundação. Lisboa: Typographia de A.S. Coelho, 1840.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série).

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo