Cruz-relicário de Santos-o-Novo

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search
Cruz-relicário
Data 1624
Género Ourivesaria
Técnica Prata dourada, fundida, cinzelada, relevada e incisa
Altura 109 cm 
Encomendador D. Ana de Lencastre
Localização Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa

Historial

Cruz-relicário que pertenceu ao Mosteiro de Santos-o-Novo foi mandada fazer por D. Ana de Lencastre, comendadora desse mosteiro, em 1624, para albergar as relíquias dos mártires Veríssimo, Máximo e Júlia, de especial devoção naquele local. Dotou o Mosteiro de Santos-o-Novo com outras obras, incluindo outra cruz-relicário, mais pequena do que esta, da qual se ignora o paradeiro[1].

Actualmente encontra-se no Museu Nacional de Arte Antiga.

Descrição

Descrição de Viterbo: "Está de alto a baixo, e por todos os lados, cheia de reliquias dispostas em vasados de fórma losangica e ovoide. Cabecinhas de anjos, duas a duas, separam, nos braços e na haste, esse relicarios. As extremidades da cruz têem a fórma de capiteis corinthios, rematados por uma especie de urna, onde está gravada a cruz de S. Thiago. No cruzamento dos braços, em cada angulo, uma cabeça de anjo. (...) A base é quadrangular. Na face anterior tem um portico e de cada lado uma janella oval, delimitada por uma corôa de carvalho, da qual sáem, na parte superior e de cada lado, uma palma sustentando uma corôa de conde. Na parte posteiror uma lamina contém a seguinte inscripção: I.H.S. DONA ANA DE LENCASTRE COMMENDADEIRA DESTE MOSTEIRO DE SANTOS DEV ESTA CRUZ CÕ SVAS RELIQVIAS PARA A IGREJA DO MESMO MOSTEIRO EM HONRA DOS MARTIRES. ANNO DE 1624[2]".

Notas

  1. Francisco de Sousa Viterbo, Exposição d’Arte Ornamental. Notas ao Catalogo. (Lisboa: Imprensa Nacional, 1883), 27.
  2. Francisco de Sousa Viterbo, Exposição d’Arte Ornamental. Notas ao Catalogo. (Lisboa: Imprensa Nacional, 1883), 27.

Bibliografia e Fontes

  • Catalogo illustrado da exposição retrospectiva de arte ornamental portugueza e hespanhola. Lisboa: Imprensa Nacional, 1882.
  • Viterbo, Francisco de Sousa, Exposição d’Arte Ornamental. Notas ao Catalogo. Lisboa: Imprensa Nacional, 1883.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo