Ducado

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search

O Estado do qual tomou o duque o seu título. Ducatus, us. masc. Ducado.

A dignidade de duque. Ducis dignitas ou Ducatus. Esta palavra em outro sentido é latina, porque antigamente significava o mando de um general do exército. para autorizar o uso dela na latinidade diz Baldonio na sua Epigraphica pag. 164. ' (...)

Ducado. Moeda antiga cujo nome (segundo Polidoro Virgílio, lib. 5, cap. 20) se derivou da palavra latina dux, ducis qeu antigamente valia o mesmo que capitão-general ou governador de uma província. Tiveram estes duques ou governadores faculdade para bater a moeda com que faziam as pagas aos soldados. Escreve Procópio que Longino, governador de Itália que se levantou contra o imperador Justino, o moço, e que se fez duque de Ravena, se nomeou exarco, que quer dizer sem príncipe; em demonstração da sua independência, mandara bater em seu nome e com sua divisa umas moedas de ouro fino de 24 quilates, a que chamara ducados. Porém no seu glossário diz Ducange que os primeiros ducados saíram do ducado da Pulha, no reino de Nápoles, Rogério, rei da Sicília, os mandou bater, ano do senhor 1240. Houve ducados de ouro e prata; os de prata respondião ao valor de uma pataca e os de ouro valia duas. Na chancelaria de Roma a conta se faz por ducados. Aureus, vel argenteus ducatus, us. Ducatus nummus, i, Masc.[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo III: Letra D-EYC), 307-308.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo III: Letra D-EYC. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.