Esmalte

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search

Definição

Esmalte a fogo. A maça com que os ourives esmaltam. É uma espécie de vidro cuja base ou ingrediente fundamental é estanho e chumbo, quase calcinado em fogo de reverberação. Acrescenta-lhe o artífice as cores metálicas que quer. Antigamente todas as obras de esmalte sobre ouro, prata e cobre, de ordinário se faziam só com esmaltes claros e transparentes, hoje se usam densos e opacos e se tem achado o segredo de os compor de todas as cores. Não me canso com averiguar as diferenças que havia do esmalte dos romanos ao nosso. Esmalte. Encaustum, i. Neut. Plin. hist. Encaustica pictura, ae. Fem. Idem.

Esmalte. Diz-se metaforicamente das cores vivas que se vêem nas flores, no carão e em outras obras da natureza e da arte. O esmalte das flores. Florum gemmae ou flores variis picti coloribus. O esmalte dos prados. Prata, gemmato gramine virentia. O esmalte das asas de pavão Gemmatae ou gemmantes alae Pavonis. mart. Stat. A verdura das ervas, o esmalte das boninas. Lobo, Corte na Aldeia, Dial. 7. pag. 144. (...)[1].

Referências Documentais

Outras informações

Obra

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo III: E), 247.

Fontes

Bibliografia

Bluteau, Rafael, Vocabulário Português e Latino…, 8 vols. e 2 Suplementos. Coimbra: Colégio das Artes da Companhia de Jesus, 1712-1728.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

André Filipe Neto e Maria Teresa Oliveira ; Andreia Fontenete Louro

Financiamento

Fundação Calouste Gulbenkian - Projetos de Investigação em Língua e Cultura Portuguesa 2019, Ref.: 227751.

DOI

Citar este artigo

  • Esmalte (última modificação: 26/08/2022). eViterbo. Visitado em