Fernão Cerveira

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Fernão Cerveira
Outras Grafias EQUAL
Morte c. 1487

Biografia

Dados biográficos

Vivia em Lisboa no Poço do Borratém.

A 19 de fevereiro de 1478 o mosteiro de S. Domingos emprazou-lhe umas casas ao Poço do Borratém com o foro anual de 400 rs. brancos e um par de frangões com a condição de ele tirar a Afonso Pires, outro pintor, as ditas casas e mover-lhe sobre isso demanda à sua custa. Neste contrato assinaram como testemunhos Martim Gomes, criado do infante D. Henrique, morador ao Poço da Póvoa, e Mencato, criado de Johane, florentim.

Viterbo supõe que já tivesse morrido em 1487 pois nesse ano a sua viúva, Catarina da Costa, encampava ao convento as casas do seu marido[1].

Carreira

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 42.

Bibliografia e Fontes

  • Flor, Pedro. "A arte do retrato em Portugal nos séculos XV e XVI problemas, metodologia, linhas de investigação". Revista de História da Arte 5 (2008): 114-131.
  • Viterbo, Francisco de Sousa, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo