Fiador

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

(...)

Fiador da espada. Cordão ou fita em que nas batalhas se prende ao pulso a espada por não cair. Gladii retinaculum, i. Neut.

Fiador. Cordão grosso com uma borla que prende na cabeçada do cavalo, pelo qual os costumam levar. Funis frontali illigatus, et panicula instructus quo equi ducuntur.

Fiador. É outra corda que se ata na foucinheira do cabresto á parede fronteira para que não meta o cavalo a cabeça debaixo da manjedoura quando se deita e não se coce em alguma ferida quando a tem. Nas pedras em que hão-de estar os fiadores terá cada uma das argolas chumbadas. Galvão Trat. da Gineta, 27.

Fiador do falcão. Cordão que prende no pé da ave de rapina. Funiculus, i. Masc. Os gaviães sem caparão se chamaram à mão com seu fiador. Arte da Caça, pág. 10, vers.[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo IV: F), 102.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo IV: Letra F-J. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.