Fole

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Instrumento de fazer vento. Há fole de mão, de órgão, de forja, etc. O fole de forja, como o fole comum, se compõe de cano de ferro e couros que se pregam pela parte de dentro na perada que há uma tábua de madeira, pregada em dois paus que chamam curvatoens; os couros são de vaca e por dentro levam seus arcos de pau, pregados com pregos estopares as tábuas em que se pregam pela parte de foram lhe chamam rodetes e os paus roliços pregados nos rodetes se chamam tangedouros. Tânger os foles é fazer vento com os tangedouros. Fole. Follis, is. Masc. Cic. (...)

Fole. pele de carneiro, seca e ajustada ao modo de saco pequeno em que os rústicos levam o trigo ou outro grão ao moinho e o trazem em farinha. Não fizera escrúpulo de dizer follis ou folliculus neste sentido porque em Juvenal follis se toma por bolsa feita de pele de onde diz et tonso folle reverti e segundo Vegecio Follis pecuniae quer dizer saco de dinheiro e sobre a palavra folliculus diz Calepino Saccos, ex corio factos appellabant veteres. Também antigamente folliculus entre latinos era sacculus e no I. Rhetor ad Herem está malleolus pudicatus est, matrem necasse, eo damnato, statim folliculo lupino os obvolutum est e no Livro 9, ab Urbe diz Tito Lívio. Eques in castra folliculis frumentum veheret[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo IV: F), 161.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo IV: Letra F-J. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.