Francisco Pedro de Melo

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Francisco Pedro de Melo
Nome completo Francisco José Pedro de Melo
Outras Grafias Francisco José Pedro de Mello
Pai valor desconhecido
Mãe valor desconhecido
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento valor desconhecido
Morte valor desconhecido
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido


Biografia

Dados biográficos

Carreira

Discípulo da Academia Militar da Corte.

Nomeado capitão engenheiro para Moçambique, em conjunto com António José de Mello, Caetano Alberto Júdice e Gregório Taumaturgo de Brito em 1752, por um período de 5 anos [1].

Outras informações

Obras

No Arquivo Histórico do Exército, no Rio de Janeiro, conta o seguinte mapa de sua autoria.

Mappa de parte do rio Guapore, e dos rios Sarare, Galera, S. João e Branco e seus braços no qual vai lançada a derrota da diligência que por ordem do Illmo e Exmo Senhor João de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, Governador e capitão General da capitania do Mato Grosso, se fez pelo Alferes de Dragões Francisco Pedro de Mello, no ano de 1795 navegando pelo rio Branco até perto do seu nascimento e atravessando dele por terra até o rio de São João e Aldeia Carlota e deste lugar, pelo mais alto do terreno, a saber pelo rio Galera ao Arraial de São Vicente e ponte do Sararé, da qual continua até os quilombos do Pindaituba, como mostra alinha pontuada de carmim AAA. Igualmente vai configurada a derrota da diligencia que no ano de 1794 se fez por ordem do Illmo e Exmo Senhor pelos campos dos Parecis e cabeceiras dos rios Galera e Juina com parte do notável rio Juruena pelo tenente Coronel Engenheiro Ricardo Franco de Almeida Serra, como mostra a pontuação vermelha BBB. Colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, escala em léguas, rosa dos ventos, nota explicativa, papel canson, telado, 76 cm x 64 cm[2].

Notas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II, 159.
  2. Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx). Cota: AHE 06.69.1854

Fontes

Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx)

Bibliografia

Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol II. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo