Francisco de Paula Travassos

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Francisco de Paula Travassos
Outras Grafias EQUAL
Nascimento c. 1764
[[Elvas]]
Morte 6 de julho de 1833
[[Lisboa]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Nasceu em Elvas por volta de 1764 e morreu em Lisboa a 6 de julho de 1833.

Carreira

Coronel do corpo de engenheiros, doutor em matemática e professor substituto da mesma faculdade na Universidade de Coimbra[1].

Foi professor na Academia Real da Marinha.

Outras informações

Obras

  • Explicação da Taboada Nautica para o calculo das longitudes : offerecida á Sociedade Real Maritima, Militar, e Geografica por seu Socio José Monteiro da Rocha, Vice-Reitor, e Decano da Faculdade de Mathematica da Universidade de Coimbra : e indagaçaõ das formulas, que serviraõ para a sua construcção. Lisboa: Typographia Chalcographica, Typoplastica, e Litteraria do Arco do Cego, 1801.
  • Quem locum in Astronomiae elementis obliquitas elipticae obtineat. 1778.
  • Theses ex Universa Mathesi / quas praeside Cl. viro Josepho Monteiro da Rocha... ; defendas proponit Franciscus de Paula Travassos. Conimbricae: Typographia Academico-Regia, 1781.

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 142.

Bibliografia e Fontes

  • Silva, Inocêncio Francisco, Diccionário bibliographico portuguez: estudos de Innocêncio Francisco da Silva aplicáveis a Portugal e ao Brazil. Lisboa: Imprensa Nacional, 1858-1923.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol III. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1922.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo