Frederico Jacob Weinholtz

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Frederico Jacob Weinholtz
Nome completo Frederico Jacob Weinholtz
Outras Grafias Frederico Jacob de Weinholtz


Biografia

Dados biográficos

Era casado com D. Maria Isabel de Weinholtzen.

É possível que tivesse um filho chamado Cristiano Frederico Weinholtz, brigadeiro em 1779 e autor da obra Ensaio da applicação das forças contrarias, dos effeitos da polvora, donde se deduz a sua theoria. Cristiano Weinholtz morreu em 1789.

Carreira

Por decreto de 18 de setembro de 1736 foi admitido ao serviço de Portugal como sargento-mor de infantaria com exercício de engenheiro e na artilharia da província do Alentejo, tendo antes ocupado o posto de capitão engenheiro nas tropas imperiais.

Em 1746-1747 era coronel de infantaria com exercício de engenheiro e artilharia da província da Estremadura, da Corte e da Marinha[1].

Outras informações

Obras

  • 1746-1747 - Duas informações sobre a qualidade de polvora de Beirolas. Biblioteca Municipal do Porto.
  • 1758 - Exercicios das Peças de bateria volante de calibre 6 leves... no regimento d'artilharia da corte, 1768. Biblioteca Municipal do Porto.

Notas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 195-196.

Fontes

Bibliografia

  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol III. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1922.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo