Frederico Jacob Weinholtz

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Frederico Jacob Weinholtz
Nome completo Frederico Jacob Weinholtz
Outras Grafias Frederico Jacob de Weinholtz


Biografia

Dados biográficos

Era casado com D. Maria Isabel de Weinholtzen.

É possível que tivesse um filho chamado Cristiano Frederico Weinholtz, brigadeiro em 1779 e autor da obra Ensaio da applicação das forças contrarias, dos effeitos da polvora, donde se deduz a sua theoria. Cristiano Weinholtz morreu em 1789.

Carreira

Por decreto de 18 de setembro de 1736 foi admitido ao serviço de Portugal como sargento-mor de infantaria com exercício de engenheiro e na artilharia da província do Alentejo, tendo antes ocupado o posto de capitão engenheiro nas tropas imperiais.

Em 1746-1747 era coronel de infantaria com exercício de engenheiro e artilharia da província da Estremadura, da Corte e da Marinha[1].

Outras informações

Obras

  • 1746-1747 - Duas informações sobre a qualidade de polvora de Beirolas. Biblioteca Municipal do Porto.
  • 1758 - Exercicios das Peças de bateria volante de calibre 6 leves... no regimento d'artilharia da corte, 1768. Biblioteca Municipal do Porto.

Notas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 195-196.

Fontes

Bibliografia

  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol III. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1922.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo