Gesso

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O artificial se faz de certa pedra escamosa e branca, a qual se queima e depois de queimada se mói e se peneira e serve para engessar. O gesso natural se cava da terra e tem semelhança com a pedra, com que se faz a cal. Gypsum, i. Neut. Plin. Vid. Engessar.

Gesso mate. É gesso comum que depois de moído e peneirado se bota em uma panela cheia de água clara e cada dia se lhe muda e se bate duas ou três vezes e aos dez dias se tira e se seca. usam dele os pintores e douradores, quando para brunir o ouro dão ao páu depois de estar encolado, uma mão de gesso comum, e sobre ela três ou quatro mãos de gesso mate. Gypsum aqua dilutum et maceratum[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo IV: G), 67.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo IV: Letra F-J. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.