Gil Vicente (2)

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Gil Vicente
Outras Grafias EQUAL
Morte c. 1500
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Carpinteiro, morador em Santarém, tinha uma mulher chamada Inês Fernandes.

Carreira

A 28 de novembro de 1470, D. Afonso V nomeou-o mestre de carpintaria das obras reais de Santarém, passando-lhe carta de privilégio. Esta carta foi confirmada por D. João II a 12 de outubro de 1478. O mesmo rei nomeou-o mestre das obras do paço de Almeirim a 4 de julho de 1485, com um moio de trigo por ano como mantimento. A 3 de dezembro de 1496, D. Manuel I confirmou-lhe a carta de privilégio.

A 16 de novembro de 1497, Clara Sodré, freira do mosteiro de Santa Clara em Santarém, aforava em nome do mosteiro, a Gil Vicente, mestre da carpintaria real, dois olivais.

Deve ter morrido em inícios de 1500 pois a 4 de fevereiro desse ano, D. Manuel I nomeou para o suceder no cargo de mestre da carpintaria real de Santarém, a João Gomes[1].

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 181-182.

Bibliografia e Fontes

  • Oliveira, Eduardo Freire. Elementos para a História do Município de Lisboa. Lisboa: Tipografia universal, 1882.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol III. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1922.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo