Grifo

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Chamam os entalhadores e arquitectos a umas figuras que sustentam uns vãos ou que se põem aos lados de outra figura mais nobre. No painel em que Bartolomeu Pachão descreve a Palas, diz que ela tinha uma esfinge por elmo e dois grifos as ilhargas. Fabula dos planetas, 56.

(...)

Letra grifa (Termo de impressão). Outros lhe chamam letra bastarda ou letra itálica. É um caracter mais pequeno e menos redondo que o que os impressores chamam romano. De ordinário se imprimem com letra grifa as sentenças dos autores que se alegam nos livros e parece que a este género de letra lhe veio o nome de grifa de um impressor de Lyon de França, chamado Grifio, e que por divisa tinha um grifo, o qual tem impresso muitos livros em letra grifa. Caracter a grypho nomen habens[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo IV: G), 133.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo IV: Letra F-J. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.