Imagem

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search

Retrato ou representação de alguém ou de alguma coisa. Imago, inis. Fem. Effigies, ei. Fem. Simulacrum, i. Neut. Alguns dizem Icon mas até agora ninguém trouxe exemplo certo de autor antigo. Imagem propriamente dita se diz de santo e não se diz imagem del-rei mas o retrato del-rei. E quando é obra de escultor, melhor fora dizer figura ou estátua do que imagem.

Imagem pintada. Picta imago ou Pictum simulacrum pois Cícero tem dito Zeuxis Helenae simulacrum pinxit. Também poderás dizer Picta effigies já que no epigrama 76 de Marcial achamos Effigiem tantum pueri pictura Camoni Servat etc..

Imagem de vulto. Statua, ae. Fem. Signum, i. Neut. Cic.

Imagem de relevo ou de meio relevo. Vid. Relevo

Imagem toda de uma cor, como a de um camafeu. Monochroma, atis. Neut. Monochromatea imago, inis. Fem. Usa Plínio de todas estas palavras, a primeira é substantivo e acha-se no cap. 7 do livro 33 da sua História; a segunda é adjectivo e está no cap. 5 do mesmo livro; a terceira é do género masculino e feminino com terminação em os da segunda declinação e acha-se no cap. 3 do livro 34 da mesma história[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo IV: I), 54.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo IV: Letra F-J. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.