Insígnia

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search

Sinal que dá a entender a insigne diferença que há entre uma coisa e outra. Insigne, is. Neut. Cic. A insígnia da dignidade real. v.g. o ceptro, a coroa, etc. Insigne regni. Cic. Insignitas das ordens militares ninguém pode trazer em máscaras no livro 5 da ordenaç. tit. 93.

As insígnias das famílias. Os sinais distintivos das honras merecidas como v.g. as armas das famílias. Insignia familiarum. Sueton.

(Por ser a cruz o instrumento da glória do Senhor também se lhe dá o nome de insígnia). Tomando a Insígnia da cruz. Vieira, Tom. I, 964.

Insígnia. Divisa. Vid. no seu lugar. No cap. I e no cap. 22, o autor da Nobilarch. Portug. equívoca as insígnias com as divisas e armas das famílias dos antigos.

Insígnia também se chama a medalha das irmandades, particularmente em Lisboa a de Santa Engrácia[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo IV: I), 147.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo IV: Letra F-J. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.