Jaqueta

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search

Definição

Deriva-se do francês Jacquette que antigamente significava uma casaqueta de algodão ou seda embutida entre dois panos leves. Também se faziam algumas de tela de ouro ou de prata, ou de pequenos anéis de ferro para armas defensivas. Thorax, cis. Plin. Virgil ou Tunica, ae. Fem. A estes dois substantivos se acrescentará um adjectivo que explique a matéria ou a forma da jaqueta, conforme os diferentes sentidos em que se falar. Deu uma lançada sobre uma jaqueta que levava vestida. Cron. del-rei D. João I, pág. 78, col. 1[1].


Casaco masculino curto e sem abas, que se ajusta ao corpo ; véstia ; vestimenta militar de preço considerável que antigamente os portugueses davam o nome de perpunto por ser bem almofadado ; casaco de seda ou de algodão. Cf. Glossário Portas Adentro, ICS-uMinho


Sinónimo(s): jaquetá, iaqueta, jaquete.

Referências Documentais

Outras informações

Obra

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo IV: I), 15.

Fontes

Bibliografia

Bluteau, Rafael, Vocabulário Português e Latino…, 8 vols. e 2 Suplementos. Coimbra: Colégio das Artes da Companhia de Jesus, 1712-1728.

Lexicoteca: Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, 2 vols. Lisboa: Círculo de Leitores, 1985.

Moraes, António de, Novo Dicionário Compacto de Língua Portuguesa, 5 vols. Mem Martins: Horizonte, 1980.

Viterbo, Joaquim de Santa Rosa de, Elucidário das Palavras, Termos, Frases, que em Portugal Antigamente se Usavam…, 2 vols. Lisboa: A. J. Fernandes Lopes, 1965.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

André Filipe Neto e Maria Teresa Oliveira ; Andreia Fontenete Louro

Financiamento

Fundação Calouste Gulbenkian - Projetos de Investigação em Língua e Cultura Portuguesa 2019, Ref.: 227751.

DOI

Citar este artigo