João Frederico Ludovice

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


João Frederico Ludovice
Nome completo Johann Friedrich Ludwig
Outras Grafias EQUAL
Filho(s) João Pedro Ludovice, Caetano Ludovice, José Joaquim Ludovice e outros quatro
Nascimento 19 de março de 1673
Castelo de Honhardt, Suábia
Morte 18 de janeiro de 1752
Lisboa

Biografia

Dados biográficos

Carreira

"celebre architecto do convento e real palacio de Mafra, o edifico de maior grandeza que exiswte no nosso país e que é digno de rivalizar com o Escurial, embora não possua no seu interior as riquezas artísticas que opulentam a soberba machina architectonica mandada construir por Filippe II"[1].

Ourives e metalista.

Vem para Portugal no final do século XVII, contratado pelos Jesuítas para fazer o sacrário da igreja de Santo Antão e trabalhar nas outras casas da Companhia. Contrato de sete anos, com quinhentos escudos anuais. A 30 de agosto de 1701 já se encontrava em Lisboa.

Arquitecto-mor do reino, patente e soldo de brigadeiro de infantaria, com cargo extinguível após a sua morte, dado por D. José a 11 de setembro de 1750.

Constrói o seu palácio ao cimo da Calçada da Glória, uma ermida e casa na sua quinta da Alfarrobeira em Benfica.

Gratificado com a Cruz da Ordem de Cristo[2].

Outras informações

Obras

  • Convento e Real Palácio de Mafra
  • Capela mor da Sé de Évora
  • Capela mor de São Domingos (acabada por Pádua)
  • Porta da Capela Real (hoje na igreja de S. Domingos)

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II, 95.
  2. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II, 95-102.

Bibliografia e Fontes

  • Machado, Cirilo Volkmar, Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI. Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
  • Piloto, João A. A vida e a obra do arquitecto João Frederico Ludovice. Lisboa: [s.n.], 1952.
  • Vale, Teresa Leonor. "Ludovice, Laprade e Amaro Pinheiro na sacristia da igreja da Graça de Lisboa contributos para o conhecimento da autoria e da vida quotidiana de uma obra de arte." Revista de História da Arte 11 (2014): 153-171.
  • Vasconcelos, Frazão. A casa e Quinta da Alfarrobeira dos Ludovices. Lisboa: [s.n.], 1947.
  • Vasconcelos, Frazão. Novos subsídios para a biografia do arquitecto-mor João Frederico Ludovice. Lisboa: Estremadura, 1956.
  • Visconde de Sanches de Baena. Apontamentos acerca da biographia do notavela architecto da Basilica Real, Palacio e Convento da Villa de Mafra. Lisboa: Lallemant Frères, 1881.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo