José Correia de Bulhões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


José Correia de Bulhões
Nome completo José Correia Rangel de Bulhões
Outras Grafias valor desconhecido
Pai valor desconhecido
Mãe valor desconhecido
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento valor desconhecido
Morte valor desconhecido
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido


Biografia

Dados biográficos

Carreira

José Correia de Bulhões encontrava-se em serviço no Brasil no final do século XVIII com o posto de capitão do Real Corpo de Engenheiros[1]. A 19 de agosto de 1799 foi promovido a sargento-mor da mesma instituição, com exercício na Capitania do Rio de Janeiro[2].

Outras informações

Obras

No Arquivo Histórico do Exército, no Rio de Janeiro, constam os seguintes mapas de suas autoria:

Carta corographica, que comprehende a barra do Rio Grande de S. Pedro, e o terreno que medea entre a freg. do Estreito, o arroyo de Taim e Campos de Paratenî nas vezinhanças do Cerro Pelado. Elevado por Manoel Miz do Couto Reys, Tenente de Granadeiros do Regimento de Infantr. de Santos no anno de 1777. Copeado pelo Ajud. Engen. José Correia Rangel em 1792. Colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, escala em braças e léguas, rosa dos ventos, nota explicativa, papel canson, telado, 99cm x 63cm[3].

Plano da Fortaleza de Santa Cruz com os acréscimos que se lhe fizeram no ano de 1793. Desenhado por José Corrêa Rangel de Bulhõens em 1794. Cópia heliográfica, com seta norte, escala em braças, papel comum, 56,5cm x 37cm[4].

Plano de uma parte da bahia do Rio de Janeiro, que compreende a Cidade de São Sebastião , todas as fortalezas e baterias que defendem a sua entrada e circuito da cidade feito por ordem do Conde de Resende, Vice Rei do Estado do Brasil, em 1794. Copiado em 1893, impresso, monocromático, com nota explicativa, com seta norte, escala em braças, papel canson, 71cm x 41cm[5].

Plano da Fortaleza do Vilgalhon com os acréscimos que se lhe fizeram feito por José Correa Rangel de Bulhoens, ajudante de Infantaria com exercício de Engenheiro, 1794. Cópia monocromática, nanquim, com seta norte, escala em braças, papel vegetal, 80cm x 37cm[6].

Plano Topographico e Individual que comprehende os Arroyos de Chuy, de S. Miguel, de Itaym, e do Baeta: As Lagoas da Mangueira, e Merim, e Lingoas de Terra que medeião entre ellas, e costa do mar, e seus arredores. Copiado pelo ajudante Jozé Correa Rangel. Colorido, nanquim, aquarela, tinta colorida, com legenda, papel canson, telado, 66 cm x 103 cm[7].

Outros trabalhos identificados:

Descripção sobre o plano de enseada da Ilha Grande, o qual comprehende desde a barra da Goratiba até á ponta das Trindades, aonde finda a Capitania do Rio de Janeiro. Feita por ordem do Ill. e Exmo. Sr. Luís de Vasconcellos e Sousa, vice-rei, etc., do Brasil. 1783. (Mapa de 0,80 de comprido, desenhado e colorido. Autógrafo e inédito. In-fol. de 4 folhas).

Mappa botanico para uzo do Ill. e Ex. Sr. Luis de Vasconcellos e Soisa Vice Rey do Est. do Brazil

Descripção e classificação de varias plantas (31 estampas)

Descripção e plano do arrebalde da Cidade do Rio de Janeiro, que fica entre a estrada de Mata Cavallos, e a rua do Lavradio... Rio 7 de março de 1796. (Autógrafo/BNRJ).

Plano feito por ordem de... Conde de Rezende Vice-Rey... do Estado do Brazil. No qual se mostrão as Ruas abertas sobre o terreno comprehendido neste Plano, conhecido em outro tempo por Pantanaes do Pedro Dias, etc. Rio de Janr. 5 de Março de 1796. (Original, a aguarela/BNRJ).

Collecção de planos feitos por ordem do Conde de Rezende, vie-rei do Estado do Brazil, em que se mostrão as Baterias, que nvoamente se erigirão para a defença da Cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro, etc. Anno de 1794. 11 fol. desdobraveis. (Aguarela no Arquivo Militar do Rio de Janeiro).

Plano da villa de Santos no Brazil. Copeado, e ornado por José Correa Rangel de Bulhoens, Capitão graduado com exercicio de Engenheiro no R. de Janr. em 1798. (Arquivo Militar do Rio de Janeiro).

Notas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II, 352-353.
  2. Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Chancelaria de D. Maria I, Mercês: livro 31, folha 116v (apud Viterbo II 1904, 352). Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Chancelaria Régia (TT). Cota: PT/TT/CHR/V/1/31. Disponível em Arquivo Nacional da Torre do Tombo
  3. Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx). Cota: AHE 07.02.1425
  4. Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx). Cota: AHE 05.02.935
  5. Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx). Cota: AHE 05.20.2263
  6. Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx). Cota: AHE 06.08.3753
  7. Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx). Cota: AHE 07.02.1434

Fontes

Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx)

Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Chancelaria Régia (TT)

Bibliografia

Cavalcanti, Nireu de Oliveira. O Rio de Janeiro setecentista: a vida e a construção da cidade da invasão francesa até a chegada da Corte. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904.

Ligações Externas

José Correia de Bulhões In Fortalezas.

http://purl.pt/index/geral/aut/PT/444164.html

https://bdlb.bn.gov.br/acervo/handle/123456789/17/browse?value=Bulhoes%2C+Jos%C3%A9+Correia+Rangel+de&type=author

https://bdlb.bn.gov.br/acervo/handle/123456789/80/browse?value=Bulh%C3%B5es%2C+Jos%C3%A9+Correia+Rangel+de%2C+fl.+1749-1800&type=author

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo