José Joaquim Freire (1)

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


José Joaquim Freire (1)
Nome completo José Joaquim Freire
Outras Grafias valor desconhecido
Pai valor desconhecido
Mãe valor desconhecido
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento valor desconhecido
Morte valor desconhecido
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido


Biografia

Dados biográficos

Carreira

Outras informações

Obras

No Arquivo Hisrórico do Exército, no Rio de Janeiro, constam os seguintes mapas de sua autoria:

Carta da Ilha de Marajó e Terrenos Adjacentes copiada no Real Jardim Botânico por José Joaquim Freire, 2º Tenente da Armada Real,1801. Copiada por M. R. B. Fonseca Brito, em 1847. colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, papel canson, telado, 31,5 cm x 25 cm[1]

Mapa Topográfico do Distrito da Cidade de N. S. da Assumpção de Cabo Frio em que se notam miudamente todos os objetos mais circunstanciados da sua marinha e sertões adjacentes, com as divisões particulares das SUS povoações e freguesias que por ordem do Illmo e Exmo Senhor Luis de Vasconcelos e Sousa, Vice Rei e Capitão General de Mar e Terra do Estado do Brasil. Delineou geometricamente sobre o próprio terreno Manoel Martins do Couto Reys, Sargento Mor de Infantaria do Primeiro Regimento do Rio de Janeiro em 1786. Copiado por José Joaquim Freire, Segundo Tenente da Armada Real no ano de 178_. Colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, com nota explicativa, com rosa dos ventos, escala em léguas, papel canson telado, 74,5cm x 90,5cm[2].

Planta da Cidade de Nossa Senhora da Assumpção de Cabo Frio Bairro da passagem sua barra, e toda a configuração dos seus arredores, oferecida ao Illmo e Exmo Senhor Luis de Vasconcelos e Sousa do Conselho de Sua Majestade Vice Rei e Capitão General do Mar e Terra do Estado do Brasil por Fabrício da Silva do Desterro, que a levantou sobre o próprio terreno, e desenhou em 1788. Copiado pelo Ten. José Joaquim Freire, segundo tenente da Armada Real no ano de 1798. Colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, com rosa dos ventos, com nota explicativa, com legenda, escala em braças, papel canson telado, 54,5cm x 47cm[3].

Notas

  1. Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx). Cota: AHE 16.04.3345
  2. Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx). Cota: AHE 03.06.897
  3. Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx). Cota: AHE 05.11.871

Fontes

Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx)

Bibliografia

Miguel Figueira de Faria, A imagem útil: José Joaquim Freire: desenhador topográfico e de história natural, Lisboa, Universidade Autônoma, 2001.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo