Karl Albrecht Haupt

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Karl Albrecht Haupt
Outras Grafias EQUAL
Nascimento 18 de março de 1852
[[Büdingen, Hessen, Alemanha]]
Morte 27 de outubro de 1932 (80 anos)
[[Hanover]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Arquitecto alemão. Nasceu a 18 de março de 1852 em Büdingen (Hessen). Cursou no Gymnasio até 1869. Estudou na Universidade de Giessen e nas Escolas Técnicas de Hanover e Karlsruhe, com Conrad Hase e Josef Durm, respectivamente. Trabalhou no "Schollsbauamt" em Karlsruhe e desde 1878 no atelier de Oppler, em Hanover.

Entrou na campanha de 1870-71.

Em 1880 habilitou-se como "Privatdozent" no Instituto Superior Técnico de Hanover, começando a trabalhar independentemente nesse ano.

Carreira

Era doutor em filosofia e professor efectivo da Escola Técnica de Hanover.

Foi fundador e o primeiro presidente da Liga dos Arquitectos Alemães. Foi presidente da Sociedade dos Artistas de Hanover, membro da Associação dos Antropólogos de Colónia e presidente da Sociedade de Artes Aplicadas de Hanover.

Fez vários castelos, câmaras municipais e reconstruções de igrejas na Alemanha.

Viajou pela França, Itália, Áustria, Espanha e Escandinávia e Portugal. Durante a sua estadia no nosso país, fez o projecto de uma sala de jantar e terraço da casa O'Neill em Cascais, que não foi executado e estudou a arquitectura do renascimento português, sobre a qual escreveu uma obra Die baukunst der Renaissance in Portugal[1].

Foi o professor de Raul Lino.

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 341.

Bibliografia e Fontes

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo