Lima

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search

Instrumento de aço, escabroso e áspero que gasta ferro e outros metais e com que se lavram diamantes brutos, etc. Lima ou scobina, ae. Fem. Varro et Plin.

Lima grossa. Lima crassa. Vitruv.

Lima branda, que serve de polir. Lima tenuis.

(...)

Lima surda. Faz o mesmo efeito que a serra, está toda rodeada de chumbo de maneira que só a parte com que se serra fica descoberta. Serve de cortar varões de ferro sem estrondo, contanto que também o ferro, que se vai cortando, fique coberto de chumbo, deixando-se só descoberto o espaço por onde joga a alma. (…) Vitrúvio, e Plínio usam do adjectivo Surdus em outros sentido pouco diferente deste, porque Vitrúvio chama a um lugar, em que não retumba a voz, Locus surdus, etc. Plin. Histor. Chama a cor escura, Color surdus (...)[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo V: L), 127.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo V: Letra K-NYS. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.