Linha

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search

Definição

Fios de linho torcidos que servem de coser. Filum, i. Neut. Ovid. Linum, i. Neut. Cels.

Na geometria é a extensão ou emanação de um ponto, sem largura, profundidade nem altura. Linea, ae. Fem. Cic. Varro. (...)[1].

Dar de linhas. Frase de ourives. É correr umas linhas pelas partes onde não pode chegar a pedra.

(Termo de carpinteiro e marceneiro). É um fio que se molha na almagra, para se assinar na madeira o que se quer serrar. Linea, ae. Fem. Cic. Assinar a madeira com a linha linea, materiam. Plaut.

(...)

(Termo de impressor). É um regrete de cima para baixo, com que na impressão uma página se parte em colunas. Linea, ae. Fem.

(...)

(Termo da fortificação). A linha icnográfica ou fundamental é a por onde devem correr as muralhas, saindo dela as escarpas para fora e começando dela para dentro a grossura em que a obra houver de acabar. Linha fixante ou linha da defesa fixante, é a linha tirada do ângulo do flanco e cortina, até à ponta do baluarte oposto. Linha rasante ou linha da defesa rasante ou flanqueante é a linha tirada de tal ponto da cortina que com a face do baluarte continua uma linha recta. Linha da espalda ou da direitura da gola do flanco a que outros chamam directiva é aquela que constituindo parte da espalda ou do orelhão fica oposta à cortina (...)[2].

(...) Fios encerados com cerol com que os sapateiros cosem sapatos. Filum impicatum ou pictum ou sutoria pice illitum ou filum sutorium[3]

Referências Documentais

Outras informações

Obra

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo V: L), 143.
  2. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo V: L), 144-145.
  3. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo V: L), 147.

Fontes

Bibliografia

Bluteau, Rafael, Vocabulário Português e Latino…, 8 vols. e 2 Suplementos. Coimbra: Colégio das Artes da Companhia de Jesus, 1712-1728.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

André Filipe Neto e Maria Teresa Oliveira ; Andreia Fontenete Louro

Financiamento

Fundação Calouste Gulbenkian - Projetos de Investigação em Língua e Cultura Portuguesa 2019, Ref.: 227751.

DOI

Citar este artigo

  • Linha (última modificação: 29/08/2022). eViterbo. Visitado em