Luís Álvares de Andrade

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Luís Álvares de Andrade
Outras Grafias EQUAL
Pai Afonso Álvares de Andrade
Mãe Maria Franca
Filho(s) Lucas de Andrade
Nascimento
[[Lisboa]]
Morte 3 de abril de 1631
[[Lisboa]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Pintor de Lisboa, filho de Afonso Álvares de Andrade e Maria Franca, a sua devoção mereceu que lhe dessem a alcunha de "Pintor Santo". Por ficar órfão de pai, a sua educação foi entregue aos dominicanos Fr. Francisco de Bovadillas , confessor da rainha D. Catarina da Áustria e a Fr. Luís de Granada[1].

Morreu a 3 de abril de 1631, em Lisboa, e encontra-se sepultado no cruzeiro da Igreja de São Roque. O seu filho, Lucas de Andrade, capelão do rei e prior da igreja de Vila-Verde, escreveu a sua biografia[2].

Carreira

A 22 de setembro de 1599, por morte de António de Barros, foi nomeado pintor de têmpera, dourado e estofado do rei, tendo-se-lhe passado nova carta de nomeação a 29 de junho de 1601 porque a original se perdeu[3].

Em 1616 e 1617 executou obras para a Armada Real, para a capitania e navios da armada do Mar Oceano, nomeadamente pintura de estandartes, bandeiras, faróis e imagens de proa[4].

Outras informações

Foi um pintor conhecido pela sua devoção, especialmente à Santíssima Trindade, que representou em muitas das suas obras. Foi o principal instituidor da Procissão dos Passos da Graça, começada em 1587, com o beneplácito do bispo D. Miguel de Castro[2].


Obras

Referências bibliográficas

  1. Taborda, Regras da arte da pintura...", 191.
  2. 2,0 2,1 Taborda, Regras da arte da pintura...", 192.
  3. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 1903, 31.
  4. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal., 1906 (2ª série), 6-8 e, 1911 (3ª série), 38.

Bibliografia e Fontes

  • Flor, Susana Varela e Flor, Pedro. Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1906 (2ª série).
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série).


Ligações Externas


Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo