Luís de São José

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Luís de São José
Nome completo Luís de São José
Outras Grafias Frei Luís de São José
Pai valor desconhecido
Mãe valor desconhecido
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento valor desconhecido
Morte valor desconhecido
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido


Biografia

Dados biográficos

Carreira

Frei Luís de São José era monge cisterciense, debuxador e iluminador.

Outras informações

Obras

D. João V encomendou-lhe, em 1726, um debuxo das principais povoações do Minho, um mapa de algumas cidades e vilas da província da Beira e um mapa do caminho de Lisboa às Caldas da Rainha com os pontos mais interessantes assinalados. Estas obras provavelmente desapareceram com o incêndio da biblioteca de D. João V[1].

No manuscrito nº 672 da Colecção Pombalina, fls. 77, há uma carta do Conde da Ericeira para o padre José Freire que menciona plantas das cidades do Porto e Braga feitas por Frei Luís de São José em 1729[2].

Desenho do Retábulo para a Capela do antigo Convento do Salvador de Braga, executado por Gabriel Rodrigues.

1713 - Desenho do remate da fachada principal da Igreja de São Vicente de Braga.

1716 - Desenho da Capela de Nossa Senhora do Desterro em Alcobaça.

1726 - Debuxo das principais povoações do Minho.

1726 - Mapa de algumas cidades e vilas da província da Beira, com as suas perspectivas de Norte, Sul e outras situações.

1726 - Mapa do caminho de Lisboa às Caldas da Rainha

Notas

  1. Francisco de Sousa Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903), 137.
  2. Viterbo, Francisco de Sousa Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências) Vol III (1922), 417.

Fontes

Bibliografia

Silva, Francisco Xavier, Elogio funebre, e historico do muito alto, poderoso, augusto, pio, e fidelissimo Rey de Portugal, e Senhor D. João V. Lisboa: Oficina Silviana, 1750.

Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol III. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1922.

Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo