Luz

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search

Luz, muitas vezes se toma por vela, candeia, ou qualquer outra coisa que serve de alumiar. Lumen, inis. neut.

(...)

Estampa, porque por meio dela o livro se faz público. Dar um livro à luz. Librum edere. Cic. ou emittere ou vulgare. Quintil

(...)

Luz, na arte da pintura.Para o pintor acertar, repara em primeiro lugar de onde dá a luz na figura, se vem da janela, se vem de cima ou debaixo, se é fronteira, etc. e nos lugares de onde vem a luz, põem as cores mais claras para relevar bem as figuras de maneira que pareça, sendo pintadas que são de vulto. A luz é um painel de uma pintura. Picturae lumen, inis. Neut. Cic. Por painéis na sua luz Tabulas in bono lumine colocare. Cic. (...)

Painel a duas ou três luzes, id est de duas ou três figuras, postas nas costas de umas tabuletas ou tiras cortadas de maneira que olhando, ora da ilharga esquerda, ora da direita, e ora para a parte fronteira, se vem figuras diferentes, e assim a diferentes luzes cada figura se vê por si e não todas juntas. (...)[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo V: L), 215-216.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo V: Letra K-NYS. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.