Manuel Dias de Oliveira

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Manuel Dias de Oliveira
Outras Grafias EQUAL
Nascimento 1764
[[Cachoeiras de Macacu]]
Morte 25 de abril de 1837 (73 anos)
[[Campos dos Goitacases]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Natural do Brasil, começou a estudar no Rio de Janeiro, tendo formação de ourives, mas veio novo para Portugal, instalando-se no Porto, primeiro, e depois em Lisboa. Foi um dos alunos enviados para Roma com pensão do governo português, em 1788, frequentando a Accademia de San Luca. Em 1799 regressou a Portugal.

Carreira

Foi professor da Aula Régia de Desenho e Figura da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro[1].

Outras informações

Obras

  • 1798 - Gravura do Milagre das Rosas, tem a seguinte descrição: "Fatto milagroso de Santa Isabel rainha de Portugal. Dedicado ao Illmo Sr. Diogo Ignacio de Pina Manique etc. Aberto do coadro original de hum seu alumno da Regia Academia de Portugal em Roma. Manuel Dias de Oliveira, Braziliençe inventou e abriu em Roma no anno de 1798.".

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 51.

Bibliografia e Fontes

  • Carvalho, Anna Maria Monteiro. "Manuel Dias de Oliveira e a pintura oficial da Corte no Brasil." In A Encomenda. O Artista. A Obra., coordenação de Natália Marinho Ferreira-Alves, 55-67. Porto: CEPESE, 2010.
  • Viterbo, Francisco de Sousa.Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

Ligações Externas


Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo