Manuel Fernandes da Silva

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Manuel Fernandes da Silva
Nome completo Manuel Fernandes da Silva
Outras Grafias EQUAL
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Carreira

Arquitecto, elaborou uma planta para a igreja de Bom Jesus, de acordo com uma carta do arcebipos de Braga D. João de Sousa para Matias de Melo, juiz de fora da vila de Barcelos[1].

Em 1701 fazia obras no Mosteiro de S. Francisco de Monção, como é referido em cartas do mesmo arcebispo para a abadessa D. Luísa de S. Pedro e em 1703 estava encarregado da reedificação do coro da sua igreja com o mestre António Francisco[2].

Em janeiro 1702, o arcebispo D. João de Sousa escrevia à abadessa da Conceição de Braga dizendo que Manuel Fernandes iria ao seu mosteiro para levantar o muro da sua cerca. Em fevereiro do mesmo ano, era mandado abrir uma janela no Mosteiro do Salvador da mesma cidade[3].

Em janeiro de de 1703 foi mandado fazer uma vistoria ao mosteiro de S. Bento de Viana do Castelo, sendo-lhe para autorização pelo arcebispo de Braga[4].

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 307.
  2. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 307-309.
  3. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 309.
  4. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 310.

Bibliografia e Fontes

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo