Manuel Gomes Viana

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Biografia

Dados biográficos

Carreira

Outras informações

Obras

No Arquivo Histórico do Exército, no Rio de Janeiro, constam os seguintes trabalhos:

Illmo e Exmo. Sr. Esta é a planta, perfil e fasadas que mostra em projeto a Fortaleza que se pretende edificar na cabeça da Ilha de Boi para defender a barra do rio do Espírito Santo que está em altura de 20 graus e 15 minutos de latitude Sul. (...) Bahia 8 de Outubro de 1767. Esta planta foi feita e projetada pelo Capitão Engenheiro José Antonio Caldas, lente da Aula Régia das Fortificações da Bahia que foi mando a capitania do Espírito santo a fazer esta diligencia pelo Ilmo e Exmo Sr. Conde de Azambuja, Governador e Capitão General destaCapitania, e copiada por Manuel Gomes Viana, acadêmico com partido na dita Aula. colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, com nota explicativa, escala em palmos, papel canson, 50,5cm x 33cm[1].

Illmo e Exmo. Sr. Esta é a planta, perfil e fasadas que mostra em projeto a Fortaleza que se pretende edificar na cabeça da Ilha de Boi para defender a barra do rio do Espírito Santo que está em altura de 20 graus e 15 minutos de latitude Sul. (...) Bahia 8 de Outubro de 1767. Esta planta foi feita e projetada pelo Capitão Engenheiro José Antonio Caldas, lente da Aula Régia das Fortificações da Bahia que foi mando a capitania do Espírito santo a fazer esta diligencia pelo Ilmo e Exmo Sr. Conde de Azambuja, Governador e Capitão General destaCapitania, e copiada por Manuel Gomes Viana, acadêmico com partido na dita Aula. colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, com nota explicativa, escala em palmos, papel canson, 52cm x 35cm[2].

Notas

  1. Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx). Cota: AHE 05.27.1160
  2. Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx). Cota: AHE 05.27.3704

Fontes

Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx)

Bibliografia

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo