Manuel Guedes

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Manuel Guedes
Outras Grafias EQUAL
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Ourives residente em Lamego, genro de Manuel Teixeira, foi contratado com o seu sogro, a 31 de maio de 1632, para fazer o sacrário para o altar da capela do Santíssimo Sacramento da Sé do Porto. Para tal os dois receberam 20000 réis de ajuda de custo por transferirem a sua residência para o Porto.

A 28 de novembro de 1639 foi entregue o primeiro corpo do sacrário e lavrou-se o auto na casa e Manuel Guedes, na rua dos Banhos.

A 13 de maio de 1641 entregou-se a segunda parte, também em casas de Manuel Guedes, na rua da calçada de S. Francisco.

A 13 de junho de 1647 a terceira parte foi entregue. A 27 de julho de 1650 a confraria do Santíssimo Sacramento resolveu pagar todos os meses a Manuel Guedes 3000 réis para alimentação. Neste documento é mencionado outro ourives Bartolomeu Nunes, mas já não existe menção de Manuel Teixeira.

A 4 de junho de 1651 foi entregue o quarto e último corpo do sacrário, sendo o auto lavrado na rua da fonte Aurina, em casa de Bartolomeu Nunes. Nesta altura, Manuel Guedes é chamado mestre da obra. É ainda mencionado outro ourives, Pedro Couto, que foi chamado para assistir ao peso do sacrário[1].

A partir daí, a obra parece ter sido continuada por Bartolomeu Nunes[2].

Carreira

Outras informações

Obras

  • 1632-1651 - Trabalhou na execução do sacrário de prata para a capela do Santíssimo Sacramento da Sé do Porto.

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Artes e Artistas em Portugal, 126.
  2. Viterbo, Artes e Artistas em Portugal, 127.

Bibliografia e Fontes


  • Biblioteca Municipal do Porto, Livro da da (sic) Reseitta e despeza da obra do Sacrario do Santissimo Sacramento da See desta cidade: mordomos João de figueiroa e Baltezar Pinto Aranha; escrivão Jeronymo Pinheiro, que comesa do Anno de 1632 Annos.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo