Manuel Lourenço

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Manuel Lourenço
Outras Grafias EQUAL
Nascimento
Lisboa

Biografia

Dados biográficos

Sobrinho do Padre Frei Rodrigo, "Franciscano famoso, que com o seu peditorio, liberalidade e boas maneiras fez o Convento de Xabregas, e o que está feito na Igreja de S. Francisco da Cidade"[1].

Carreira

Discípulo da Aula do Rocha.

Em 1787 enviado a Roma pelo tio, "aonde ao sabado desenhava a Academia tao perfeitamente como os mais em toda a semana".

Após a morte do tio entra para o Colégio dos Pensionados, "quiz casar e frequentava pouco os estudos, não era hum crime, mas D. João de Almeida mandou-o prezo para Lisboa em 92", na Torre de S. Gião, aplicado à Engenharia.

Desenha todas as vistas da Barra para o coronel de artilharia Nogar, em Évora em 1804 com praça de Sargento.

Foi discípulo de Antinori[2].

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II, 85.
  2. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II, 85.

Bibliografia e Fontes

  • Machado, Cirilo Volkmar. Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI. Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo