Manuel Pinheiro Arnaud

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Manuel Pinheiro Arnaud
Outras Grafias EQUAL
Pai Manuel Lopes Pinheiro
Nascimento
[[Lisboa]]
Morte 17 de maio de 1685
[[Lisboa]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Nascido em Lisboa, era filho único de Manuel Lopes Pinheiro, médico de câmara da rainha D. Luísa de Gusmão. Formou-se em jurisprudência na Universidade de Coimbra, voltando depois para a sua cidade-natal onde exerceu o cargo de advogado da Casa da Suplicação. Faleceu a 17 de maio de 1685 sendo enterrado na Igreja de S. Nicolau.

Para além de advogado, era poeta, debuxador e calígrafo[1].

Carreira

Outras informações

Obras

  • Templo da fama consagrada ao valor de Portugal, e construido das ruinas de Castella em Montes Claros, na sempre memoravel Victoria de 10 de Julho de 1665 dedicado ao conde de Castelo Melhor.
  • Pyramide natalicia ao nascimento da serenissima princesa D. Isabel, filha d'El-rey D. Pedro II.

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (3ª série), 135.

Bibliografia e Fontes

  • Machado, Diogo Barbosa. Biblioteca Lusitana: histórica, crítica e cronológica. Lisboa: Occidental na Officina de Antonio Isidoro da Fonseca, 1741-1759.
  • Pamplona, Fernando. Dicionário de pintores e escultores portugueses ou que trabalharam em Portugal. Barcelos: Livraria Civilização Editora, 2000.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série).

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo