Manuel Rodrigues Teixeira

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Manuel Rodrigues Teixeira
Outras Grafias EQUAL
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Carreira

Era capitão de infantaria com exercício no Real Corpo de Engenheiros na Bahia. Em dezembro de 1806 foi promovido a tenente-coronel[1]. A certo ponto tornou-se brigadeiro engenheiro.

Outras informações

Obras

  • 1798 - Manuscripto: manifesto das fortalezas e mais edificios que se achão na Cidade da Bahia pertencente a Sua Magestade..
  • Planta Topografica, em que se comprehende parte da Comarca dos Ilheos, que principa na margem Septentrional do Rio Grande, que está na altura de 15º e 30', e a outra parte pertencente a Comarca da Bahia, que principia na margem septentrional do rio Una, e ponta do Morro de S. Paulo, que está na altura de 13º 30', e finalisa na margem meridional do rio Itapicurú, que está em 12º. Por Manoel Roiz Teixeira, Brigadeiro Engenheiro.

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 83-84.

Bibliografia e Fontes

  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1922.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo