Pátio

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Páteo ou Pátio. A parte da casa, que na entrada dela fica descoberta, mas murada. Area, ae. Fem. Tit. Liv. Para se explicar com mais clareza, costuma Plínio Júnior acrescentar o genitivo Domus. Impluvium não é propriamente Pátio mas (como advertiu Varro) é o lugar, ou calçado, em que caio a chuva pela abertura, que fica no meio dos telhados da casa. Atrium em alguns lugares de Virgílio se acha tomado geralmente por pátio, mas é propriamente uma sala ao entrar da casa, em que punham os antigos os retratos de seus maiores. (Todos os homens grandes que já teve Portugal no século passado, saíram do Pátio de S. Antão. Vieira, tom. I, pág. 428).

Pátio cercado de edifícios. Cavaedium, ii. Neut. Plin. Jun. Cavum aedium. Genit Cavi aedium. Vitruv. Varro.

Pátio cercado de pilares, ou colunas. Perstylium, ii. Neut. Vitruv.

O pátio da Comédia. Segundo Suetónio, Popularia, ium. Neut. Plur. Queria dizer o lugar onde se assentava o povo para ver as comédias e outros espectáculos, representados no teatro e assim responde Popularia ao que em Lisboa chamamos Pátio da Comédia[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo VI: P), 316.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo VI: Letra O-P. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.