Pórtico de sacrário (Della Robbia)

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Pórtico de Sacrário
Autor Oficina dos Della Robbia
Data século XVI
Género Escultura
Técnica Faiança
Dimensões 183 cm  × 133 cm 
Localização Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa

Historial

"Integrou a primitiva igreja do Mosteiro da Madre de Deus, fundado em 1507 pela Rainha D. Leonor. Enquadra-se no conjunto de obras cerâmicas de produção italiana associada à oficina florentina dos Della Robbia que pertenceram ao acervo do mobiliário litúrgico daquela casa monástica"[1].

Figurou na Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental de 1882, na Sala F com o número 115 com a descrição: "Portico de faiança branca e azul. Aos lados duas pilastras. Debaixo do arco dois anjos levantando uma cortina e deixando patente uma porta. A cimalha ornamentada com cinco cherubins entre grinaldas. Como remate um frontão com dois anjos e tendo um espaço vasio no meio, que parece ter sido destinado para encaixe de uma cruz[2]".

Descrição

Notas

  1. http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=260670 consultado a 8 de setembro de 2017
  2. Catalogo illustrado da exposição retrospectiva de arte ornamental portugueza e hespanhola. (Lisboa: Imprensa Nacional, 1882), 185.

Bibliografia e Fontes

  • Catalogo illustrado da exposição retrospectiva de arte ornamental portugueza e hespanhola. Lisboa: Imprensa Nacional, 1882.
  • Viterbo, Francisco de Sousa, Exposição d’Arte Ornamental. Notas ao Catalogo. Lisboa: Imprensa Nacional, 1883.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo