Pórtico de sacrário (Della Robbia)

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search
Pórtico de Sacrário
Autor Oficina dos Della Robbia
Data século XVI
Género Escultura
Técnica Faiança
Dimensões 183 cm  × 133 cm 
Localização Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa

Historial

"Integrou a primitiva igreja do Mosteiro da Madre de Deus, fundado em 1507 pela Rainha D. Leonor. Enquadra-se no conjunto de obras cerâmicas de produção italiana associada à oficina florentina dos Della Robbia que pertenceram ao acervo do mobiliário litúrgico daquela casa monástica"[1].

Figurou na Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental de 1882, na Sala F com o número 115 com a descrição: "Portico de faiança branca e azul. Aos lados duas pilastras. Debaixo do arco dois anjos levantando uma cortina e deixando patente uma porta. A cimalha ornamentada com cinco cherubins entre grinaldas. Como remate um frontão com dois anjos e tendo um espaço vasio no meio, que parece ter sido destinado para encaixe de uma cruz[2]".

Descrição

Notas

  1. http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=260670 consultado a 8 de setembro de 2017
  2. Catalogo illustrado da exposição retrospectiva de arte ornamental portugueza e hespanhola. (Lisboa: Imprensa Nacional, 1882), 185.

Bibliografia e Fontes

  • Catalogo illustrado da exposição retrospectiva de arte ornamental portugueza e hespanhola. Lisboa: Imprensa Nacional, 1882.
  • Viterbo, Francisco de Sousa, Exposição d’Arte Ornamental. Notas ao Catalogo. Lisboa: Imprensa Nacional, 1883.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo