Pedro Craesbeeck

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Pedro Craesbeeck
Outras Grafias EQUAL
Filho(s) Paulo Craesbeeck, Pedro Craesbeeck e Lourenço Craesbeeck
Nascimento c. 1552
[[Louvain]]
Morte 1 de abril de 1632
[[Lisboa]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Tipógrafo flamengo que fugiu para Portugal em 1590, por causa das guerras religiosas no seu país. Fundou uma das primeiras tipografias portuguesas.

Carreira

"Pedro Craesbeeck teve do rei D. Filipe II o foro de cavaleiro fidalgo da sua Casa a 25 de Outubro de 1617. A 28 de Maio de 1620 foi nomeado impressor da Casa Real e a 12 de Outubro de 1628 teve o cargo de livreiro-mor do reino e da Ordem de Cristo, cargos em que lhe sucederia seu filho Paulo Craesbeeck (acrescido a 27 de Outubro de 1642 do cargo de livreiro-mor das restantes ordens militares)[1]".

Imprimiu Consuelo de justos de Fr. Pedro de Maldonado em 1600, e a Historia do insigne apparecimento de Nossa Senhora da Luz de Fr. Roque do Soveral, impresso em 1610[2].

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Craesbeeck consultado a 14 de setembro de 2017.
  2. Viterbo, A Gravura em Portugal. Breves apontamentos para a sua história, 11.

Bibliografia e Fontes

  • Bernstein, H. Pedro Craesbeeck & Sons: 17th century publishers to Portugal and Brazil. [s.l.]: Adolf M. Hakkert, 1987.
  • Dias, João José Alves. Craesbeeck: Uma dinastia de impressores em Portugal: Elementos para o seu estudo. Lisboa: Associação Portuguesa de Livreiros Alfarrabistas, 1996.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. A Gravura em Portugal. Breves apontamentos para a sua história. Lisboa: Tipografia da Casa da Moeda e Papel Selado, 1909.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo