Pedro Gomes de Figueiredo

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search

Biografia

Dados biográficos

Pedro Gomes de Figueiredo.

Carreira

Na corte de Lisboa como capitão de infantaria com exercício de engenheiro, é nomeado tenente de mestre de campo com o mesmo exercício para com a Colónia do Sacramento. Substitui José Vieira a 28 de abril de 1723.

A 23 de março de 1743 é promovido a mestre de campo com exercício de engenheiro[1].

Outras informações

Obras

No Arquivo Histórico do Exército, no Rio de Janeiro, consta o seguinte mapa de sua autoria:

Planta da Cidade da Nova Colonia do Sacramento do Rio da Prata, que serve para mostrar o novo desenho da Fortificação. Autor: Tenente Pedro Gomes de Figueiredo, 1732. Colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, com legenda, nota explicativa, rosa dos ventos, escala em braças, papel canson, telado, 52,5 cm x 40,5 cm[2].

Notas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I, 441-442.
  2. Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx). Cota: AHE 07.02.1443

Fontes

Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx)


Arquivo do Conselho Ultramarino, Officios, liv. 16, fol. 239v.

Arquivo do Conselho Ultramarino, Officios, liv. 27, fol. 54v.

Bibliografia

Moreira, Cecília de Lourdes Porto Gaspar. "Colônia do Sacramento: Permanência Urbana na Demarcação de Novas Fronteiras Latino-Americanas." Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.

Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1899.

Sylva, Silvestre Ferreira da. Relaçaõ do sitio que o governador de Buenos Aires D. Miguel de Salcedo poz no anno de 1735 à Praça da nova Colonia do Sacramento, (etc). Lisboa: Na officina de Francisco Luiz Ameno, 1748. (Transcrição disponível).

Ligações Externas

Documentos manuscritos avulsos referentes capitania da Nova Colónia do Sacramento.


Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo