Porta

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Deriva-se dos verbos Latinos Portare e Transportare, porque pelas portas se traz e se leva fora o que se quer. Porta é abertura na parede ou muro de qualquer lugar fechado e serve para entrar e sair. (…)

Porta da Cidade, Fortaleza e qualquer outro edifício. Porta, ae. Fem. Cic. Segundo Santo Isidoro chama-se assim, Quia per portam potest importari ou exportari aliquid. Aqui é de advertir que o que os Romanos chamavam porta não é a madeira com que se abre e fecha, mas a entrada ou abertura no muro ou parede, e sendo de cantaria ou mármore, tem sua verga na parte superior, duas ombreiras nos lados e couceira em baixo[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo VI: P), 625.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo VI: Letra O-P. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.